VENDAS PARA O NATAL 2021 DEVEM VOLTAR AO PATAMAR PRÉ-PANDEMIA

É o que afirma pesquisa Confederação nacional de dirigentes lojistas(CNDL)

As vendas do comércio para o Natal de 2021 prometem voltar ao patamar de antes do período pandêmico. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação nacional de dirigentes lojistas (CNDL). De acordo com os dados levantados, 77% dos consumidores pretendem comprar presentes no fim do ano. A tendência demonstra uma ampliação em 23 pontos percentuais, quando comparada ao ano passado.

De acordo com os dados da pesquisa, estima-se que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras de presentes em 2021. Em 2019, o percentual era de 77% de consumidores que tinham intenção de ir às compras. Dessa forma, a tendência é que o patamar de consumo volte aos números registrados no período pré-pandemia.

Ainda segundo a pesquisa, em média, os consumidores pretendem comprar quatro ou cinco presentes no Natal, com um gasto médio de R$122,78. Com isto, estima-se uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 68,4 bilhões.

Os produtos mais com maiores expectativas de compra para o Natal são as roupas. Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados pretendem adquirir itens de vestuário. Os brinquedos vêm em segundo lugar, com 37% de estimativa de compra. Logo em seguida, os perfumes e cosméticos, com 36% de expectativa de aquisição.

Internet

A expectativa de vendas pela internet é outro dado importante apresentado pela pesquisa. Em média, 45% dos presentes serão comprados on-line. Os canais de compra via web mais utilizados devem ser os sites (76%), com destaque para os de lojas varejistas nacionais e em sites internacionais, os aplicativos (72%) e o Instagram (23%). Além das vendas on-line, os principais locais de compra dos presentes serão as lojas de departamento (43%) e o shopping center (40%).

Parcelamento

O parcelamento das compras será a estratégia de 49% dos consumidores. Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 6,3 parcelas. De acordo com o levantamento, 49% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 43% afirmam que mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento e 28% para poder comprar presentes melhores.

Levantamento da CNDL
A pesquisa realizada pela CNDL / SPC Brasil em parceria com a Ofter Wise pesquisas entrevistou consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, de todas as classes econômicas. Os dados foram colhidos pela internet, entre os dias seis e 14 de outubro.