fbpx

A CDL E A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO

Entrevista como o consultor Rodrigo Rubens da Silva

Para superar esse tempo de retrogradação econômica e de ansiedade quanto ao futuro pós-pandemia, os especialistas em gestão são unânimes em recomendar o associativismo nos moldes do trabalho exercido pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. 

Mas, afinal, você sabe o que é associativismo? Para responder a essa e outras dúvidas, conversamos com o consultor e MBA em marketing, Rodrigo Rubens da Silva, que afirma que o associativismo da CDL é um caminho seguro para o sucesso empresarial. Confira a entrevista.

CDL – Rodrigo, associativismo é uma palavra muito utilizada, mas, muitas vezes, tem muitos sentidos. Afinal, o que é associativismo?

Associativismo é um agrupamento de indivíduos ou de uma instituição que tem por objetivo promover benefícios em uma determinada comunidade. Esses benefícios têm relação com a promoção de todo o setor e de toda a cadeia produtiva. Também pode o objetivo de trazer a promoção social desse grupo ou sua maior expressividade política. Depende dos propósitos. Pode ser uma associação ambiental, por exemplo. Em resumo, toda associação tem o objetivo de fomentar o grupo.

Existem diferenças entre associativismo e cooperativismo?

Sim. A principal diferença é que o associativismo é mais abrangente em relação a diferentes tipos de promoção. Como eu disse, pode haver associações de promoção social, por exemplo. A cooperativa tem um fim mais econômico. Os indivíduos que compõem uma cooperativa são societários. Na associação, os associados fazem parte da associação, mas não necessariamente são proprietários.

Quais os benefícios para uma empresa participar de uma associação como CDL?

A Confederação Nacional de Dirigente Lojistas – a CNDL, é o principal órgão representativo do varejo nacional e é o responsável pelo serviço de proteção ao crédito, que por sinal é o maior banco de dados de crédito da América Latina. Então, a associação à CDL garante, à primeira vista, uma proteção ao crédito do lojista.

Além disso, as associações de dirigentes lojistas em nível estadual, as CDL’s são os principais órgãos de representação do varejo. Então, por exemplo, se uma pequena empresa é lojista é uma vantagem significativa compor o principal órgão de lojistas. Também pontua as iniciativas que as CDL’s adotam para trazer a promoção do varejo. Então quem compõem a CDL está constantemente recebendo informações para fomentar seu negócio. A associação às CDL’s é um caminho que indico.

Quem é o entrevistado: 

Rodrigo Rubens da Silva é discente do Mestrado em Gestão para a Competitividade pela FGV,  e MBA em Marketing pela FGV e Publicitário pela Ufes. Atua a cerca de 15 anos nas áreas de publicidade, marketing e tecnologia prestando serviços para empresas regionais, nacionais e multinacionais. É também Diretor Executivo da Thinking Inovação, empresa de consultoria, com experiência de atuação em projetos realizados em 04 estados brasileiros e no Uruguai. 

Tem ampla experiência em estratégias para pequenas e médias empresas, devido a projetos de consultorias realizadas por intermédio do Sebrae-ES.  Estima em sua carreira ter realizado consultorias e mentorias a mais de 800 empresas de diferentes portes e segmentos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais para explorar

Deseja Saber Mais Sobre Nossas Soluções

Vamos Conversar